A sétima edição do Programa de Indução à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Icict/Fiocruz será apresentada nesta terça-feira, 18/5, por meio de webinar.
Com o nome PIPDT-Inova/Icict, trata-se de um programa institucional voltado a ampliar oportunidades de fomento para que profissionais do Icict possam concretizar projetos em consonância com a missão do instituto.
Desde 2003, o programa tem fomentado a produção científica e tecnológica nos campos da Informação e da Comunicação em Saúde. Este ano, servidores da unidade terão de 18 de maio a 17 de junho para elaborar e escrever suas propostas.
O coordenador de cada projeto precisa ter o título de mestre ou doutor, em qualquer área de conhecimento. Serão contemplados a partir de 10 projetos, que contarão com apoio financeiro de até R$50 mil para a sua realização.
O regulamento de participação e todas as informações importantes aos interessados serão divulgadas por meio de edital e as inscrições serão realizadas por meio de um site próprio do programa, a ser divulgado durante a atividade de lançamento do programa.
O PIPDT Inova-Icict vai contemplar projetos alinhados às seguintes temáticas: Enfrentamento das desigualdades e defesa dos Direitos Humanos; Memória e Preservação; Promoção de Iniciativas em Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicação Pública da Ciência e da Saúde; e, Ciência Aberta e Acesso à Informação.
O programa é resultado de parceria entre o Icict e as Vice-Presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), por meio do Programa Inova da Fiocruz.
Lançamento
Nesta terça-feira, a partir das 14h, o programa será lançado, de maneira remota, com transmissão online da VideoSaúde Distribuidora.
A mesa de abertura contará com o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, e todas as vice-direções do Icict, que recebem o Sr. Milton Moraes, do Programa Inova Fiocruz (confira programação completa).
Além de apresentar as bases do novo edital, o evento também divulgará experiências anteriores contempladas pelo programa, incluindo projetos nas áreas de informação e comunicação em saúde.
São eles: Tratamento de uma coleção especial: acervo Fernandes Figueira (Tarcila Peruzzo), Interface da Pesquisa para o Repositório Institucional ARCA Baseada em Análise Heurística e Observação de Usuários (Claudete Queiroz e Aline Alves); Ampliando o Site PenseSUS: a implementação de redes sociais como estratégia de interação e debate sobre o Sistema Único de Saúde (Daniela Muzi), Plataforma de Big Data em Saúde para pesquisadores, docentes e discentes do Icict (Marcel Pedroso); Acesso aberto e dificuldades no acesso: o uso da literatura científica na pós-graduação do Icict – mapeamento, recuperação, digitalização e compartilhamento (Rodrigo Murtinho) e Telejornalismo e Saúde: análise da cobertura do Jornal Nacional de maio de 2010 a abril de 2011 (Janine Cardoso).
Clique no link para conferir a programação completa e assista ao evento no canal da VideoSaúde Distribuidora. É possível ativar o lembrete de início da atividade. Evento aberto ao público, sem necessidade de inscrições. Não serão emitidos certificados.